quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Será que as oportunidades são iguais?

A quem de nós nunca foi feita esta clássica pergunta quando éramos crianças:
- O que você quer ser quando crescer? 
Respondíamos de acordo com a nossa realidade, ou seja, aquela profissão que achávamos mais bonita, pois não tínhamos a noção do dia-a-dia do trabalho e a questão de salário.
Alguns queriam ser bombeiros para salvar vidas, outros trabalhar na mesma empresa que seu pai, algumas meninas desejavam ser bailarinas, os que gostavam de animais desejavam ser veterinários, e assim por diante. Sem falar dos milhares de garotos que desejaram ser jogador de futebol, entre outras tantas profissões.
Quando crescemos, percebemos que muitos dos nossos sonhos não fazem parte da nossa realidade atual. Tudo isto dependerá das oportunidades que tivermos no decorrer de nossas vidas e o quanto dermos valor a elas. Aliás, valor é uma coisa que está em falta na nossa sociedade nos dia de hoje.
A situação sócio econômica financeira da população brasileira trás desigualdades visíveis, sendo assim as oportunidades também são diferentes.

As famílias com melhores condições financeiras podem colocar seus filhos em ótimas escolas, pagar cursos de inglês, curso de computação, ter um computador em casa e outros benefícios, que se bem aproveitados por estes jovens lhes trarão um futuro brilhante, pois apesar de terem todas estas vantagens não são todos que as aproveitam. Sendo assim, quando vemos um(a) jovem de 25 a 30 anos como um grande gestor de uma empresa de expressão, não podemos tirar dele o seu mérito, pois o mesmo soube fazer bom proveito das oportunidades que a e ele foi concedida.
Mas, também existem a realidade daqueles que são menos favorecidos e que não tiveram a oportunidade de estudar nas melhores escolas. As famílias não puderam pagar cursos complementares para que estas crianças pudessem se preparar melhor para o mercado de trabalho que hoje está cada vez mais exigente.
Vemos em revistas com foco profissional alguns destaques: como ter uma carreira de sucesso, as melhores oportunidades do mercado, sete passos para uma carreira promissora, entre outros. As barreiras para conseguir um bom emprego são grandes, onde sempre ouvimos as mesmas perguntas em uma entrevista:
A quanto tempo você trabalha na área? 

Possui Inglês? 

Quais foram as suas principais realizações? 

Tem curso de informática? 
Quais são os cursos de especialização que possui? 
Você mora próximo ao local que está pretendendo trabalhar?
E ai, o que acontece com estas pessoas que não tem estes pré-requisitos? 

A cabeça da um nó, e surgem as perguntas:
Como vou fazer estes cursos se meu dinheiro é contado? 

Já estou velho para estudar, do jeito que está, está bom! 

Só consegue quem tem QI (Quem Indicou) 

É muito difícil! Não vou conseguir!
Quem pensa assim está se acovardando da oportunidade de ter um futuro melhor! 


Para conseguirmos atingir as nossas METAS, precisamos estabelecer antes alguns passos. 

Sempre que inicio as aulas em uma nova turma, procuro motivá-los e mostrar que é possível chegar onde desejamos, desde que façamos isto de forma planejada, seguindo cada passo, no momento certo.

O que estarei passando aqui para vocês, se bem seguido, fará com que obtenham o sucesso profissional, pessoal que tanto desejam.
Lembrem-se: nada na vida vem com facilidade, e quanto maior a conquista, maior os trabalhos a serem realizados. 



Vocês deverão iniciar sua caminha em busca de sua META, da seguinte forma: 

1 –SONHO
Todos nós temos o direito de sonhar. Além do mais, o sonho é livre e nos transportará para um objetivo. Você poderá sonhar ter um carro do ano, ter uma bela casa própria, um bom emprego, cursar uma universidade, e outros sonhos mais. Como já diziam algumas pessoas; para sonhar não é preciso pagar nada! 
Quando acreditamos que um sonho é possível de ser realizado, transformamos o mesmo em OBJETIVO. Conforme Francis Bacon (1561 – 1626) “ O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las”. Sendo assim comece a transformar alguns sonhos em objetivos. 

2 -OBJETIVO
Ao traçarmos um objetivo em nossas vidas, ficamos mais próximos da META e nos distanciamos do SONHO, pois, nos mobilizamos focando aquilo que tanto queremos realizar. Nesta etapa, precisamos ter bem definido o que queremos fazer, para traçarmos o caminho que nos levará á realização de nossa META.
Seguem alguns pontos importantes:
- Planejar: o planejamento nos dará a visão geral da situação que deveremos percorrer para conseguirmos atingir as nossa META. 
- Pesquisar: A pesquisa nos mostrará as melhores oportunidades dentro do que desejamos e podemos realizar naquele momento. 
- Abdicar- Durante um período de nossas vidas deveremos abdicar-nos de algumas coisas para podermos conquistar a nossa META. 
- Empenhar: Em tudo que fizermos na vida, precisaremos de empenho, sem empenho não chegaremos a lugar nenhum. Analise suas companhias, para que você não desista do seu objetivo por conta de algumas conversas de colegas que queiram lhe desviar do foco, pois é muito mais fácil ficarmos como estamos, do que enfrentar algumas dificuldades para conseguirmos o que desejamos.Nos momentos difíceis procure um amigo de confiança para conversar, com certeza as palavras dele lhe ajudará. 
- Por em prática: Depois de traçarmos todos os pontos, de forma objetiva, estaremos prontos para irmos em direção a nossa META. 

3 - META 
Dizemos que a META é nossa realização maior. Para conseguirmos concretizá-la, precisamos de alguns ingredientes que não podem faltar: 
Determinação: quando temos determinação naquilo que queremos realizar, nos tornamos mais fortes e obstinados para conclusão desta META 
Dedicação : Quanto mais nos dedicarmos maior será o proveito na realização de tudo que foi planejado, para conseguirmos cumprir no tempo estipulado. 
Opinião: devemos ter opinião desde do início para que as dificuldades da vida não nos faça desistir, pois uma vez que você está na direção da conquista de sua META nada mais poderá fazer com que você desista. 
Depois que concretizarmos a nossa META nos sentiremos importantes e capazes de realizarmos qualquer coisa em nossas vidas. Neste momento, já não veremos em nossas vidas tantos obstáculos como víamos anteriormente em tudo que íamos fazer. 
De tudo que vamos realizar em nossa vida, 20% é influência do meio físico em que vivemos, mas 80% está no poder que nossas mentes tem de se concentrar no que realmente desejamos realizar.
Agora, pare um pouco e pense quantas coisas você já conseguiu realizar à partir do momento que começou a acreditar que seria capaz de fazer? 
É que os grandes feitos nos assustam. Achamos que não somos merecedores de tal feitos. Quando você não faz, outra pessoa virá e fará no seu lugar. 
Conforme nosso amigo (Lair Ribeiro) “ A vida é um ECO, se você não está gostando do que esta recebendo, observe o que está emitindo”. 
A conclusão de uma META nos dá o poder de sentirmos que podemos chegar onde realmente acreditamos que somos capazes. 

E você qual a sua META? 

Comece a implementá-la à partir de hoje, pois mesmo que as oportunidades não sejam iguais para todos não faça disto uma desculpa, pois quando acreditamos que somos capazes de realizar o que queremos,cedo ou tarde, através do sonho transformando em objetivo veremos que os obstáculos não serão motivos para concluirmos a nossa META. 


Nenhum comentário:

Exercite a síntese de sua comunicação e pare de perder oportunidades

    Eu sempre fui muito sensível com as palavras. Talvez porque estudei Letras e uma das disciplinas, estilística, envolvia decifrar o que ...