Por Chris Zook (especialista Core Business), 83% de empresas com crescimento rentável, apoiam-se em um Core Business e que o fundamental é ter uma definição do negócio central e que 75% das empresas fracassam devidoa perda do foco do core business.Segundo ele, um negócio define-se a partir de dois pontos de vista: de dentro para fora (lógica de mercado) e de fora para dentro (os que fazem parte da empresa) com as fronteiras que tangem o core business. Atentando-se as chamadas "adjacências" do core business. Zook recomenda processo de Benchmarking "que é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de introduzir melhorias na organização ou seja, ser o melhor entre os melhores. Em outras palavras é olhar para a concorrência e "copiar o que está dando certo - adotar as melhores práticas".
segunda-feira, 3 de março de 2008
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Um comentário:
O Core Business decorre dos produtos comercializados pela empresa, dos clientes mais rentáveis e de tecnologias para aquisição de uma maior vantagem competitiva.
Para encontramos o Core Business correto de uma empresa e necessário que haja um equílibrio entre a amplitude e o foco.
Para chegarmos a uma definição precisa de qual é nosso core business e necessário propor:
1.Quais são os limites dos negócios que participamos? quais nossa fronteiras econômicas cliente/mercado?
2.Que produtos, clientes, canais e concorrentes estão no negócio?
3.Que capitações são necessárias pra competir ?
4.Qual é nosso core business definod pelos nossos clientes, produtos, tecnologias.
5.Qual é nosso diferenciador
6.Quais são as áreas adjacentes do negócios que definimos como central?
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