terça-feira, 4 de março de 2008

Síntese: Antes do Planejamento Estratégico Empresarial

1. Os objetivos da estratégia empresarial é definir metas e prepará-las para o ambiente futuro. O primeiro problema no qual as empresas se deparam, é esse ambiente do futuro.

2.A esse estudo prospectivo, existe um conjunto de objeções que possuem os seguintes aspectos:

. as previsões utilizam método indutivo, " não podemos prever que o futuro será igual ao passado".
. as previsões subjetivas não apoiam-se em teorias fundamentadas, apoiam-se geralmente em "insgihts" pessoais e subjetivos.
. os pesquisadores às vezes se concentram somente nas metodologias. Mas a qualidade das previsões depende do pressupostos teóricos e que metodologia é o veículo que determinam esse pressuposto básico.

3.Uma das coisas primordiais do conhecimento científico é ser útil, de nada valeria o conhecimento acumulado se não servisse para fazer previsões. "O que é o conhecimento se ele não inclui o futuro?"
Não podemos afirmar que uma proposição sobre o futuro é V ou F. Qdo. falo: vou a Manaus ano que vem, no momento ela não é veradeira, pois não ocorreu o fato, tbém não é falsa, uma vez que é possível.
Qdo. se faz uma afirmação do futuro, ela pode ser V, F ou indeterminada uma vez que o futuro pode ser mutável. P.Ex.: Ás vezes a afirmação é V quando elaborada, mas F no futuro.

4. O que as previsões objetivam é agir sobre o processo decisório, tornando-o coerente, integrado motivando acontecimento que poderiam não se concretizar. No entanto as previsões não garantem que as decisões são corretas.

Nenhum comentário:

Exercite a síntese de sua comunicação e pare de perder oportunidades

    Eu sempre fui muito sensível com as palavras. Talvez porque estudei Letras e uma das disciplinas, estilística, envolvia decifrar o que ...