Novas tecnologias, quatro
gerações atuando simultaneamente no ambiente de trabalho, novas estruturas
organizacionais, novos modelos de negócios e formas de criar valor (Uber,
Airbnb, Facebook e Google, por exemplo)...
Vivemos um paradoxo. Ao mesmo tempo em que
mudanças tecnológicas e no ambiente de negócios estão se tornando cada vez mais
constantes, ainda não são todos os profissionais que se preparam para viver
nesse ambiente.
Tudo isso exigirá dos
profissionais uma capacidade de redefinir o seu modelo mental. E ter a
consciência de que todos nós vamos precisar turbinar nossas fortalezas, reduzir
os impactos de nossas fraquezas e reaprender – e rápido – para não nos
tornarmos obsoletos.
Isso não é fácil e vai
demandar um esforço extraordinário por parte de quem está habituado a trabalhar
de uma mesma forma há muitos anos.
Mas quais serão as habilidades
importantes no futuro?
Abaixo, destaco 10 habilidades
importantes para profissionais que desejam se preparar para os novos desafios
que teremos no mundo do trabalho nos próximos anos...
1) Pensamento Empreendedor
Pensamento empreendedor não
significa necessariamente iniciar uma empresa. Significa também um modelo
mental orientado em ver oportunidades e fazer as coisas acontecerem. Uma das
razões principais que muitos talentos deixam as empresas têm a ver com a falta
de oportunidades para desenvolver suas carreiras. Programas de
"Intraempreendedorismo" que estimulem o desenvolvimento do Pensamento
Empreendedor para criar oportunidades e novas soluções nas empresas são uma das
alternativas para resolver este problema. Veja alguns exemplos neste texto
super bacana publicado na revista Forbes: "Why Companies Want you to
Become an Intrapreneur".
2) Competência
"Cross-Cultural"
Em um mundo conectado, as
habilidades de um profissional poderão ser colocadas à prova em diferentes
localidades - e este profissional vai precisar ser capaz de trabalhar em
qualquer ambiente que se encontre. Isso
vai demandar um conjunto de habilidades que envolve, é claro, a capacidade de
falar diferentes idiomas, mas principalmente uma alta capacidade de adaptação
às mudanças e com rápida resposta a estes novos contextos. Além disso, o tema
da diversidade será uma competência cada vez mais importante nas organizações
na próxima década - em especial, como um dos fatores fundamentais para produzir
inovação em seus produtos, serviços e processos. Funcionários bem-sucedidos
nestas equipes diversas serão aqueles que conseguirem identificar e comunicar
pontos de conexão (objetivos mútuos, prioridades, valores...) que transcendam
as diferenças e possibilitem a construção de equipes vencedoras.
3) Comunicação Através de
Novas Mídias
A explosão de conteúdos
gerados pelas pessoas através de blogs, tuítes e curtidas nas redes sociais já
são uma realidade hoje e serão totalmente absorvidas pelas empresas na próxima
década. Novas ferramentas de comunicação vão quebrar a barreira do conteúdo
estático (cujo maior exemplo são os slides em Powerpoint produzidos em larga
escala nas empresas). Assim, serão exigidos dos profissionais a habilidade de
serem "fluentes" em novas formas de comunicação. A habilidade de
criar e produzir seus próprios conteúdos através de ferramentas mais ágeis,
dinâmicas e menos estáticas será cada vez mais valorizada. Assim como produzir
apresentações e slides bacanas é valorizado atualmente, criar e produzir vídeos
com qualidade, por exemplo, será a regra em alguns poucos anos... Outros
formatos vão aparecer e se espalhar rapidamente. Isso vai demandar novas
habilidades para vender suas ideias e engajar suas audiências através destas
novas plataformas.
4) A Era do Professional
"T"
Os problemas de uma empresa
global no futuro se tornarão cada vez mais complexos. Isso exigirá um novo
conjunto de habilidades que os profissionais deverão trazer para as
organizações. Isso quer dizer que o profissional ideal terá o formato de um
"T": Eles trazem um profundo e espacializado conhecimento de, pelo
menos, uma área, mas tem a capacidade de "conversar" no idioma de uma
gama diversa de disciplinas. Por exemplo: Profissionais de RH que tenham
entendimento de Marketing e Supply Chain. Profissionais de Marketing que
entendam de Finanças & Analytics. Biólogos que entendem de Matemática e de
Finanças.... Isso vai demandar um senso de curiosidade e uma vontade de
aprender que vai muito além do formato de aprendizagem formal (Faculdade, Pós,
MBAs, Mestrado, Doutorado...) que temos hoje. Como as pessoas vão viver cada
vez mais (e isso vai gerar o desenvolvimento de múltiplas carreiras ao longo da
vida), essa habilidade de se tornar um Profissional "T" se tornará
ainda mais importante a ser desenvolvida.
5) Gestão de Sobrecarga de
Informação
Em um mundo cada vez mais rico
em Conteúdo e Conhecimento através de múltiplos formatos e aparelhos traz à
tona a questão da Sobrecarga da Informação. As Organizações e Profissionais
apenas poderão transformar esta enorme quantidade de dados em vantagem se eles
conseguirem filtrá-los eficientemente e focar naquilo que é realmente
importante. A nova geração de profissionais terá que desenvolver habilidades
para resolver este problema. Já tem gente que não consegue ficar longe do seu
smartphone. Outro dia, li um tuíte muito interessante sobre este assunto:
"para filtrar todo esta sobrecarga de informação, você é que deverá ser
smart. E não o seu phone"...
6) Aprenda a trabalhar,
colaborar e liderar virtualmente
O trabalho virtual já é uma
realidade há alguns anos para diversos profissionais e empresas. O que vamos
ver nos próximos anos é a entrada de praticamente todas as empresas e
profissionais atuando neste modelo. Estamos entrando em um período de avanços
tecnológicos cada vez mais acelerados. Em poucos meses, as mudanças são
gigantescas. Muitas pessoas já encontram grandes dificuldades em acompanhar a
velocidade destas mudanças. E a tendência é que o processo se acelere ainda
mais. Por exemplo, Holografia e Telepresença serão tecnologias onipresentes em
poucos anos. Se você é um "nativo digital", essa será uma mudança
menos difícil. Agora, se você estiver com mais de 30 anos, as chances são bem
grandes que você já esteja um pouco pra trás em sua compreensão. Além disso,
por conta destes avanços tecnológicos, o trabalho vai se tornar cada vez mais
global. Isso significa que cada vez mais você vai estar trabalhando com pessoas
de uma forma virtual. Quem sabe, até liderar uma equipe virtual.
7) Já é certo que nós vamos
viver mais do que os nossos pais. Então, você precisa desenvolver uma
estratégia de longo prazo!
Sua vida profissional será
moldada pelas mudanças nos padrões de longevidade (já é certo que nós vamos
viver muito mais tempo do que os nossos pais) e demografia (em muitas regiões,
haverá uma proporção muito maior de pessoas com mais de 50). Bom, se você vai
viver por mais tempo, você vai precisar de recursos para viver. Os filhos já
estarão criados, mas os custos relacionados às pessoas com mais de 70 anos
(saúde, medicação, entre outros cuidados) crescem assustadoramente. E depender
da aposentadoria pública (INSS) nem pode ser considerada uma opção... Desta
forma, você precisa estruturar, desde já, uma estratégia de longo prazo. Você
terá que escolher, pelo menos, uma das três opções abaixo... Se possível, até
combinar as três opções:
OPÇÃO 1: Construir uma
carreira que permita que você trabalhe por mais tempo (pelo menos entre 65 e 70
anos de idade).
OPÇÃO 2: Guardar uma parte
significativa de sua renda em toda a sua vida útil para o momento em que você
precisar de renda e não tiver mais condições físicas de trabalhar.
OPÇÃO 3: Considerar maneiras
de reduzir o seu consumo e viver de forma mais simples.
Não importa qual das três
opções você vai escolher - mas é certo que você vai ter que fazer pelo menos
uma destas três opções... E desenvolver habilidades para este futuro próximo é
essencial para você não só profissionalmente, mas também considerando a sua
qualidade de vida no futuro.
8) Abrace a mudança. Ela veio
para ficar e será cada vez mais intensa.
Os profissionais nas empresas
(principalmente os Baby Boomers e os da Geração X) se habituaram a processos de
mudanças de curta duração intercalados por períodos de calmaria. Ainda hoje é
comum ouvirmos nos corredores das empresas: "Nossa, quando essas mudanças
vão parar?". Se a ficha ainda não caiu, a verdade é que as mudanças não
vão mais parar. Ao contrário: elas tendem a se tornar ainda mais frequentes,
mais intensas e ininterruptas. As pessoas se acostumaram a fazer as coisas
sempre da mesma maneira, usando as mesmas tecnologias e os mesmos processos por
muitos anos... O problema é que estes processos utilizados até hoje podem não
ser os melhores para a realidade atual das empresas. Veja: nada mais, nada
menos que 40% das empresas que estavam listadas na Fortune 500 em 2000 já não
estavam na lista em 2010... Leve em consideração que, em poucos anos, a Geração
Y será 75% da força de trabalho! Eles fazem parte de uma geração que cresceu
utilizando ferramentas de colaboração e redes sociais para se comunicar,
colaborar, encontrar pessoas e informação. Esse comportamento já está gerando
um choque em muitas empresas. Isso vai gerar novos tipos de comportamentos e a
adoção de tecnologias ainda mais avançadas de forma ainda mais rápida. Desta
forma, adiantar-se e tomar a frente destas mudanças vai tomar a sua vida e o
seu trabalho muito mais fácil.
9) Compartilhe e Contribua!
Quem ajudar mais terá mais chances de crescer na carreira!
Essa será uma das habilidades
principais de qualquer profissional moderno. Tradicionalmente, a ideia de que
"conhecimento é poder" foi promovida ao extremo nas organizações ao
longo dos últimos anos. Tradicionalmente, as pessoas queriam guardar as ideias
e informações para "ganhar crédito" com seus superiores e achar que
são essenciais. Esse modelo não é mais eficaz. Com a introdução das ferramentas
de colaboração e a possibilidade de compartilhar estas informações para o mundo
todo, as ideias se tornam muito mais poderosas quanto trabalhadas em conjunto.
Compartilhar beneficia não só a equipe, mas também a qualquer profissional. Uma
pesquisa muito interessante realizada pelo Insper e publicada em Julho deste
ano na Revista Exame já mostrou que quem ajuda mais tem mais chances de subir
na carreira. A pesquisa mostrou que profissionais que se colocam à disposição
para ajudar colegas são mais reconhecidos e têm mais oportunidades de
crescimento. Pares e Líderes já reconhecem essa atitude pró-ativa de ajudar. E
essa ajuda pode ser realizada e diferentes formas: ideias, feedback, ensinar
algo que você já domina, apresentações, documentos... Enfim, qualquer ação que
facilite a vida de alguém!
10) Um novo líder emerge: ele
está ali para facilitar o trabalho da sua equipe. Você está preparado?
Na maior parte das empresas
ainda estamos distantes desta realidade, mas o modelo de gestão futura será
baseado principalmente na atuação deste líder em remover obstáculos dos
caminhos de funcionários a fim de ajudá-los a ter sucesso. Isso se estende para
além gestão de pessoas para capacitar e envolver as pessoas. A ideia
tradicional de gestão foi baseada na estrutura militar - de liderança pelo medo
e pela noção de comando e controle. Funcionários costumavam trabalhar duro para
permitir que os seus gestores tivessem sucesso. O que será valorizado cada vez
mais será a capacidade dos gestores trilharem o caminho oposto: irem de
encontro às necessidades de sua equipe para que cada um de seus integrantes
tenha sucesso. Será exigido muito mais um comportamento de catalizador das
ações. Um líder que está ali para facilitar o trabalho das pessoas. Em uma
situação mais extrema, muitos pesquisadores apostam até em uma outra
alternativa: a ausência completa do modelo hierárquico como conhecemos hoje.
Será?
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