Para
ser um bom funcionário é preciso ser confiável, seguro, proativo, diligente, um
grande líder e um ótimo discípulo, diz Jeff Haden, colunista da revista Inc.
Mas
para ser um empregado realmente indispensável, segundo ele, é preciso um pouco
mais. Em seu blog, Haden enumera as características que um empregado exemplar
deve ter.
O
curioso é que poucas das qualidades citadas podem ser desenvolvidas no dia a
dia profissional. As principais são relacionadas diretamente à personalidade
dos funcionários e às suas experiências pessoais.
Veja
a lista abaixo:
1. Eles ignoram as
limitações das funções de trabalho
Segundo
Haden, quanto menor uma empresa, mais importante é que os funcionários consigam
pensar e lidar com os problemas sozinhos. Para isso, eles precisam se adaptar
rapidamente a mudanças e fazer o que for preciso – independentemente de sua
função ou de seu cargo – para alcançar novos objetivos.
O
colunista explica que, quando algo está em risco no trabalho – uma empresa está
perdendo um de seus clientes mais importantes, por exemplo – os melhores
funcionários sabem que existe um problema e fazem de tudo para tentar
resolvê-lo. Mesmo que isso não faça parte de seu trabalho.
2. Eles costumam ser
excêntricos
Algumas
características peculiares podem vir junto com o pacote “funcionário
excelente”, segundo o colunista da Inc. Ele defende que pessoas que não têm
medo de serem diferentes expandem naturalmente os próprios limites da sociedade
para desafiar o “status quo” e são as que têm as melhores ideias.
Ele
destaca ainda que uma personalidade diferente ajuda a tornar o ambiente de
trabalho mais descontraído e pode transformar um time sem graça em uma equipe
animada e extrovertida.
3. Eles fazem elogios em
público e reclamações em particular
Para
Haden, um ótimo funcionário deve saber a hora e o momento para elogiar e para
fazer uma reclamação a um colega ou a alguém submisso a ele na empresa. Elogios
em público são sempre bem-vindos, diz o escritor. Já na hora de criticar, é
preciso ter bom senso.
Ele
defende que os melhores funcionários aparecem para discutir um assunto polêmico
antes ou depois de uma reunião – já que se aquele assunto for levantado durante
um encontro em grupo ele pode desencadear uma tempestade na equipe.
4. Eles falam quando os
outros se calam
Para
exemplificar essa característica, Haden conta o caso de um de seus antigos
empregados que uma vez lhe questionou sobre boatos de demissões que rondavam a
empresa onde os dois trabalhavam. O colunista diz que perguntou ao funcionário:
“Por quê? Você já sabe o que está acontecendo?”, ao que o funcionário
respondeu: “Eu sei, mas muitas outras pessoas não sabem e têm medo de
perguntar. Eu pensei que talvez fosse melhor elas ouvirem uma resposta
diretamente de vocês”.
Haden
define, assim, a quarta qualidade dos melhores funcionários: eles se preocupam
com o que preocupa os outros e se levantam para fazer perguntas quando os
outros hesitam.
5. Eles gostam de provar
que os outros estão errados
A
auto-motivação de um funcionário, muitas vezes, nasce de um desejo de mostrar
às pessoas que elas estão erradas sobre ele. “O garoto sem diploma
universitário ou a mulher que ouviu que nunca conseguiria liderar uma equipe
possuem uma vontade ardente de mostrar aos outros que são capazes de superar
críticas e dificuldades”.
Educação,
inteligência, talento e habilidade são características importantes para um bom
funcionário. Mas é o foco, a motivação, que o torna um excelente funcionário.
Segundo Haden, esses empregados são movidos por algo mais profundo e mais
pessoal do que apenas o desejo de fazer um bom trabalho.
Matéria
da Folha Dirigida.
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