sexta-feira, 25 de maio de 2012

DOZE MANEIRAS DE FAZER UMA CRÍTICA

Aqui estão doze lições que você deve lembrar toda vez que tiver de conversar com alguém da equipe que está fazendo algo errado. 

1-Identifique o comportamento que você quer criticar. Direcione a crítica para a ação, não para a pessoa.

2-Torne a crítica específica. E não diga “você sempre esquece os prazos de entrega”, mas sim “você perdeu o prazo de 15 de maio para a entrega do relatório”.

3-Esteja certo de que o comportamento a ser criticado pode ser mudado. Sotaques e outras coisas nem sempre podem ser modificados.

4-Utilize “eu” e “nós” para demonstrar que também quer resolver o problema, o que é muito mais produtivo do que ameaçar.

5-Esteja certo de que a outra pessoa compreende o motivo da crítica.

6-Não enrole. Seja prático e gentil, sem discursos.

7-Ofereça incentivos para mudanças de atitude. Ofereça ajuda para a pessoa corrigir seu problema.

8-Não faça uma voz sarcástica ou com raiva. Ambas são improdutivas.

9-Mostre à pessoa que você entende seu sentimento.

10- Se você decidiu escrever a crítica, acalme-se antes de começar a escrever    e saiba que só a pessoa deve ler o que você escreveu.

11-Comece falando algo positivo.

12-No final, reafirme seu apoio e segurança na pessoa.

Fonte: Revista Liderança & Supervisão Nº 13
Fonte: www.lideraonline.com.br

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