Aqui estão doze lições que
você deve lembrar toda vez que tiver de conversar com alguém da equipe que está
fazendo algo errado.
1-Identifique o
comportamento que você quer criticar. Direcione a crítica para a ação, não para
a pessoa.
2-Torne a crítica
específica. E não diga “você sempre esquece os prazos de entrega”, mas sim
“você perdeu o prazo de 15 de maio para a entrega do relatório”.
3-Esteja certo de que o
comportamento a ser criticado pode ser mudado. Sotaques e outras coisas nem
sempre podem ser modificados.
4-Utilize “eu” e “nós” para
demonstrar que também quer resolver o problema, o que é muito mais produtivo do
que ameaçar.
5-Esteja certo de que a
outra pessoa compreende o motivo da crítica.
6-Não enrole. Seja prático
e gentil, sem discursos.
7-Ofereça incentivos para
mudanças de atitude. Ofereça ajuda para a pessoa corrigir seu problema.
8-Não faça uma voz
sarcástica ou com raiva. Ambas são improdutivas.
9-Mostre à pessoa que você
entende seu sentimento.
10- Se você decidiu
escrever a crítica, acalme-se antes de começar a escrever e saiba
que só a pessoa deve ler o que você escreveu.
11-Comece falando algo
positivo.
12-No final, reafirme seu
apoio e segurança na pessoa.
Fonte: Revista Liderança & Supervisão Nº 13
Fonte: www.lideraonline.com.br
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